quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

'teorias' do jornalismo

 


As “teorias do jornalismo”, que são procedimentos metodológicos acoplados a formas sofisticadas de análise de conteúdo da mídia: a agenda settings (como e quando a agenda da mídia pauta a vida cotidiana); a teoria do gatekeeper (como os acontecimentos são filtrados, definindo o que deve ou não ser publicado); a teoria do newsmarking (os critérios de escolha e hierarquização das notícias ao longo do tempo); e a teoria espiral do silêncio (o que não está sendo dito e mostrado pela mídia).

Agenda-setting – Metodologia que compara as agendas da mídia, das pessoas e das autoridades públicas sob dois aspectos: a ordem do dia dos temas, assuntos e problemas; a hierarquia de importância e de prioridade pela qual esses elementos são dispostos.

Os gatekeepers (selecionadores de notícias - editores) - zonas de filtro controladas por sistemas objetivos de regras ou por gatekeepers (pessoa ou grupo que tem o poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia); na seleção e na filtragem de notícias, as normas ocupacionais, profissionais ou organizacionais parecem ser mais fortes do que as preferências pessoais; seleção como processo hierárquico, ordenado e ligado a uma rede complexa de feedback; mais do que recusa ou aceitação, inclui todas as formas de controle da informação - codificação, edição, difusão, programação, etc.

Newsmaking (critérios de noticiabilidade) - Quais acontecimentos são suficientemente interessantes, significativos e relevantes para virarem notícia? 1) Importância - determinada por quatro variáveis: a) grau e nível hierárquico dos envolvidos no acontecimento noticiável; b) impacto sobre a nação e sobre o interesse nacional; c) quantidade de pessoas envolvidas; e d) relevância do acontecimento e suas implicações futuras. 2) Interesse - determinado por fatores subjetivos. 3) Produto - disponibilidade, brevidade, atualidade, frequência, qualidade, importância, ineditismo, equilíbrio. 4) Meio de comunicação, qual repórter, com que recursos, formato, frequência; 5) Público - compreensão, adequação da linguagem. 6) Concorrência - o furo, fragmentação, expectativas recíprocas, referência.

Mais que hipóteses explicativas do comportamento da imprensa, as “teorias” do jornalismo são técnicas de coletas de dados que podem ser aplicados à mídia: pode-se estudar o agendamento de hábitos e roupas em uma telenovela, ou aplicar a noção de gatekeeper ou newsmarking à seleção de músicas de uma determinada rádio, ou identificar espirais do silêncio em torno de temas tabus em um reality-show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário