sexta-feira, 1 de junho de 2018

ARTE & ANIMAÇÃO



Seleção de filmes artísticos de animação

Metrópolis (2001) - Direção: Rintaro
Metrópolis é uma cidade futurista onde os humanos e os robôs vivem juntos. O local é dominado pelo imenso edifício Ziggurat, onde mora a elite da sociedade, já os pobres são condenados à vida subterrânea. Enquanto detetive Shunsaku Ban e seu sobrinho Kenichi investigam sobre o tráfico de órgãos, eles descobrem a existência do cientista rebelde Laughton e de sua cria, Tima, uma garota-robô destinada a tomar Ziggurat. 

A Tartaruga Vermelha (2016) - Direção: Michael Dudok de Wit
Após sobreviver a um naufrágio, um homem se vê em uma ilha completamente deserta. Lá ele consegue se manter, através da pesca, e tenta construir uma jangada que lhe permita deixar o local. Só que, sempre que ele parte com a embarcação, ela é destruída por um ser misterioso. Logo ele descobre que a causa é uma imensa tartaruga vermelha, com quem manterá uma relação inusitada.

Kubo e as Cordas Mágicas (2016) - Direção: Travis Knight
Kubo vive uma normal e tranquila vida em uma pequena vila no Japão com sua mãe. Até que um espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.

Neste Canto do Mundo (2016) -  Direção: Sunao Katabuchi
O filme conta a história de Suzu, uma garota de 18 anos que se muda para Kure, uma cidade militar próxima de Hiroshima. Como conta a história, Hiroshima é aniquilada no dia 6 de agosto de 1945. Sede de uma importante base da marinha, Kure experimenta seus próprios demônios: de bombardeios incendiários a voleios de artilharia. Além de experimentar diversas situações conflitantes ao seu redor, Suzu deve se tornar forte o suficiente para viver longe de sua família e conviver com a família de seu noivo.

Tekkonkinkreet (2006) - Direção: Michael Arias
Na cidade do Tesouro a vida pode ser doce ou brutal. Isto é a pura verdade para nossos heróis Black e White, dois meninos rebeldes de rua que tomam conta da cidade, lutando constantemente contra o vilão do velho mundo Yakuza e criaturas alienígenas assassinas que pretendem destruir a metrópole. 

Paprika (2006) - Direção:  Satoshi Kon
Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia

Rugas (2011) - Direção: Ignacio Ferreras
Baseado nos quadrinhos homônimos de Paco Roca, RUGAS é um longa animado em 2D para adultos. Retrata a amizade entre Emilio e Miguel, dois idosos trancafiados em um asilo. Recém chegado, Emilio, nos estágios iniciais de Alzheimer, é ajudado por Miguel e outros colegas a não ser mandado para o “andar de cima” do asilo, também conhecido pelas “causas perdidas”. Seus planos loucos dão humor e ternura ao cotidiano tedioso. Ainda que para muitos suas vidas houvessem acabado, eles acabaram de começar uma nova.

Princesa Mononoke (1997) - Direção:  Hayao Miyazaki
Japão, Era Muromachi. Um tempo lendário, onde os homens conviviam com feras e deuses. Um dia, porém, o homem e sua ganância, passou a ser uma ameaça à paz. Um terrível demônio, possuindo o corpo de deus-Javali, deixa a floresta em direção ao vilarejo dos Emishi, um povo nobre cujo príncipe chama-se Ashitaka. Encarregado de parar o terrível deus-Javali (na verdade um “Tatari Gami”, ou “deus da Maldição”), Ashitaka acaba sendo maldiçoado, pelo demônio pouco antes de morrer. Condenado, o príncipe deixa seu povo e segue para o oeste, em busca da cura para o seu problema.

Waking Life (2001) - Direção:  Richard Linklater
Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas.

Vida, Animada (2016) - Direção: Roger Ross Williams
Owen Suskind, um menino autista que ficou sem falar por anos, é retirado aos poucos de sua solidão ao ser imerso em filmes animados da Disney. Toda a família se tornou personagens animados, se comunicando com Owen a partir de diálogos dos filmes e canções, até que ele se reconecta com a sua amorosa família, revelando que, em tempos mais difíceis, todos precisam de histórias para sobreviver.

O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Direção:  Isao Takahata
Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

Persepolis (2007) - Direção: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud
Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

A Viagem de Chihiro (2001) - Direção:  Hayao Miyazaki
Chihiro, uma garota de 10 anos, e seus pais estão mudando para uma nova cidade. Ao se perder no caminho da nova casa, a família encontra um lugar assemelhado a um parque temático abandonado, que se transforma em questão de minutos em um ambiente hostil e desafiador. Chihiro, sem a ajuda dos pais e contando com o apoio de um misterioso garoto, terá que encontrar mecanismos de sobreviver nesse ambiente dominado por deuses, bruxas e espíritos. Uma obra-prima sobre amadurecimento e encontros que perduram na memória para além do explicável. “Nada do que acontece é esquecido, mesmo que não se lembre”. 

O Fantasma do Futuro (1995) - Direção: Mamoru Oshii
2029. O mundo se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, que combate o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um “fantasma de si mesma”. O governo informa o grupo de que o famoso hacker conhecido “Mestre das marionetes”, especialista em invadir e controlar o ciber-cérebro das pessoas, está no Japão. Agora, Motoko e sua equipe terão que caçar este criminoso, e vão acabar se envolvendo em uma trama de conspirações, que atinge interesses da alta cópula da política.

O Planeta Fantástico (1973) - Direção: René Laloux
No planeta Ygam vive a raça dos Traags, seres com doze metros de altura que vivem meditando e atingiram os mais altos níveis de conhecimento. As crianças Traags gostam de cuidar de minúsculos animais, os Oms, considerados nocivos. Um determinado dia, uma criança Traag, chamada Tiwa, adota um bebê Om que ela batiza com o nome de Terr. Tiwa leva Terr a todos os lugares e assim o bebê Om começa a aprender os grandes conhecimentos dos Traags. Estes estão aborrecidos com a crescente degradação feita pelos Oms e decidem aniquilá-los.

Abril e o Mundo Extraordinário (2015) - Direção: Christian Desmares, Franck Ekinci
Em 1941, a França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, presa ao século dezenove, é governada por Napoleão V. Durante um período de 70 anos, uma coisa peculiar vem acontecendo: cientistas franceses desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Avril (Marion Cotillard), dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura dos dois.

Animatrix: A História Antes de Matrix (2003) – Direção: diversos
Animatrix é uma coleção contos em curta-metragem sobre o mundo de Matrix, em parte escrito pelos irmãos Wachowski. Os contos são uma fusão de computação gráfica com o tradicional anime japonês. A série trata das histórias que antecedem Matrix, dos dias finais das últimas cidades da humanidade, da guerra contra as máquinas e da queda da espécie humana.

Uma História de Amor e Fúria (2013) - Direção: Luiz Bolognesi
Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.

A Arte da Felicidade (2013) - Direção: Alessandro Rak
Sob um céu sombrio, entre os presságios apocalípticos de Nápoles, no auge da sua degradação, Sergio, um motorista de táxi, recebe uma notícia chocante. Nada será como antes. Agora Sergio olha-se no espelho e o que vê é um homem de quarenta anos de idade, que virou as costas para a música e se perdeu no limbo de sua cidade. Enquanto a tempestade se enfurece do lado de fora, uma multidão de memórias, esperanças, arrependimentos e presenças começa a preencher seu táxi. Cedo ou tarde, a chuva vai parar e o céu se abrirá novamente. E virá o fim. Ou a música vai estar de volta.

As Aventuras de Azur e Asmar (2006) - Direção: Michel Ocelot
Sinopse: Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane, ama-de-leite que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.

Com Amor, Van Gogh (2017) - Direção: Dorota Kobiela, Hugh Welchman
1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Valsa com Bashir (2008) - Direção: Ari Folman
Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enigma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais.

Kiriku e a Feiticeira (1998) - Direção: Michel Ocelot
Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia. A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku vai resolver a situação. História baseada em uma lenda da África Ocidental.

O Homem Duplo (2006) - Direção:  Richard Linklater
Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor (Keanu Reeves). Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidades e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.

Música e Fantasia (1977) - Direção: Bruno Bozzetto
Trata-se de uma sátira da animação Fantasia, realizada por Walt Disney em 1940. Bruno Bozzetto utiliza os mesmos recursos de Disney, animando peças musicais clássicas e ainda acrescentando uma mordaz crítica social em cada quadro. Em Bolero, de Ravel, nos mostra que a partir de um resto de Coca-Cola abandonado por uma nave espacial se desenvolve toda a evolução das espécies e, de maneira crítica e irônica, o aparecimento do homem. Já durante Pássaro de Fogo, de Stravinsky, o diretor satiriza a gênese bíblica de forma a identificar o “castigo divino” com a moderna sociedade consumista.

Horus: O Príncipe do Sol (1968) - Direção:  Isao Takahata
Situado na Idade do Ferro na Escandinávia, o filme abre com a Horus lutando contra uma matilha de lobos cinzentos, e acidentalmente acorda um gigante de pedra antigo, chamado Mogue. Horus consegue puxar um “espinho” do ombro do gigante, que parece ser uma espada enferrujada e antiga. O gigante proclama ser esta a “Espada do Sol”, dizendo também que quando a espada for devidamente reforjada, ele virá para Horus, que será então chamado o “Príncipe do Sol”. O pai de Horus, no leito de morte, revela que a família veio de uma aldeia costeira do norte, que foi devastada pelo perverso bruxo Grunwald, deixando-os como únicos sobreviventes. Antes de morrer, o pai de Horus incumbe o filho a regressar à sua terra natal e vingar-se da vila.

O Mágico (2010) - Direção: Sylvain Chomet
A história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre.

As Bicicletas de Belleville (2003) - Direção: Sylvain Chomet
Champion é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano e chamada Belleville.

Alice (1988) - Direção: Jan Svankmajer
Quando Alice seguiu o Coelho Branco no País das Maravilhas, iniciou-se assim uma surpreendente e perigosa aventura onírica pelo mundo infanto-juvenil. O animador tcheco Jan Svankmajer criou uma obra-prima, interpretando de maneira mais surreal e absurda possível o clássico conto de Lewis Caroll. Combinando técnicas de animação e atores reais, ele deu uma nova e fascinante dimensão para uma das melhores fantasias já escritas.

Contos de Terramar (2006) - Direção: Goro Miyazaki
Em meio a uma tempestade marítima, os tripulantes de um barco não conseguem controlar o vento e o mar. Enquanto isso, dois dragões saem das nuvens escuras devorando um ao outro. Estes estranhos incidentes levam o mago Ged a investigar o que estaria afetando o equilíbrio das coisas. Em sua jornada, ele encontra o príncipe Arren, que diz estar sendo perseguido por uma sombra. Os dois seguem viagem juntos. Por onde passam, encontram sinais de que algo vai mal no mundo.

Nausicaä Do Vale Do Vento (1984) - Direção:  Hayao Miyazaki
Mil anos após os “Sete Dias de Fogo”, uma guerra apocalíptica que destruiu a civilização moderna e o meio ambiente, a terra em sua maioria está coberta pelo ”Mar Podre”, uma vasta floresta habitada por fungos, plantas que liberam pólen venenoso e insetos gigantes. A vida neste mundo é muito difícil para o ser humano, que luta para sobreviver em pequenas porções de terra boa ao redor do Mar Podre. Neste cenário, em que uma guerra entre o Reino de Torumekia e o Império de Dorok está prestes a explodir, está Nausicaä, a princesa de um pequeno país chamado Vale do Vento. Nausicaä se vê então obrigada a se juntar ao exército de Torumekia numa tentativa de invadir o Império de Dorok. Embora seja uma habilidosa guerreira, Nausicaä se vê dividida entre as responsabilidades para com seu povo e seu amor para com todas as criaturas vivas (incluindo os Ohmu, insetos gigantes protetores da floresta). Em sua tentativa desesperada de impedir a morte de todos os seres vivos, a princesa do Vale do Vento fará uma longa e dura viagem que a colocará frente ao verdadeiro segredo do mundo em que vive.

Gandahar: Os Anos de Luz (1988) - Direção: René Laloux
Uma misteriosa e terrível ameaça paira sobre Gandahar, a terra do prazer de viver e de amar, governada por Ambisextra e seu Conselho de Mulheres sediado em Jasper – uma cidade com a forma de um corpo feminino. Syl, belo e jovem servo, é instruído a viajar para descobrir quem seria cruel e ousado o bastante para matar os pássaros-espelho, guardiões das fronteiras de Gandahar. Sua jornada será difícil e perigosa. Logo de início, ele terá de se engajar numa batalha com pássaros gigantes, apenas para, em seguida, conhecer os assustadores Transforms, vítimas de malsucedidas experiências genéticas. Mas nada disso é o verdadeiro perigo que ameaça Gandahar e é o que Syl terá de descobrir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário