domingo, 20 de maio de 2018

Uma pergunta como resposta


IH É?
"Ih é?" é uma Interjeição irônica de admiração do interior do nordeste. Ele denota uma atitude humilde de quem desconhece superficialmente, mas também conota um sentido oculto de zombaria, de desqualificação sarcástica do interlocutor e de seu enunciado. Curioso observar que “ih foi?” é uma interjeição de confirmação sem deboche, utilizada com outra entonação e em situações de pretensa preocupação com o fato relatado. Nesse caso, a uma forma distante de solidariedade e não uma pergunta irônica. A expressão “Ih é” representa a sabedoria da ignorância confrontando a estupidez da sapiência.
Antigamente, o 'ih é' era anti-moderno e anti-global, como se dissesse "essa novidade não me interessa" (nem ao meu contexto local). Hoje, o 'ih é' se 'normalizou', perdeu seu tradicionalismo e é utilizado diante fatos bizarros. Hoje ele é uma expressão de estranhamento universal e não mais uma zombaria anti-moderna.
Ih é? Para que serve toda essa informação? A falsa pergunta reduz tudo a nada, esvazia o que parece essencial, sem negar, apenas indagando ironicamente sobre o que é dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário