domingo, 20 de maio de 2018

O universal relativo

Einstein elaborou as teorias da relatividade, postulando a ‘posição relativa do observador em relação a uma referência em comum’ como ponto de partida epistemológico.
O tempo contínuo tal qual percebemos, por exemplo, só é percebido como tal dentro da órbita da terra. Se o observador estiver na lua, perceberá que o tempo cronológico é resultante do movimento de rotação da terra. Para Einstein o tempo só é contínuo na velocidade da luz, tudo abaixo da velocidade da luz é simultâneo e relativo à posição do observador dentro do universo. A luz não é só uma velocidade constante, é também uma medida de tempo e de distância (tal planeta está tantos anos-luz daqui).
Umberto Maturana adaptou essa noção para ciências biológicas, afirmando que há ‘objetividades entre parêntesis’ (indicando a consciência de que existem outros pontos de vista) e a ‘objetividade sem parêntesis’ (que não percebe os outros, apresenta sua percepção como universal e absoluta).
Nas ciências humanas, Deleuze (e a crítica pós-moderna) adotou a simultaneidade e a relatividade da física teórica, no sentido de negar a história como o desenvolvimento dos acontecimentos e a universalidade do projeto científico do ocidente. A crítica radical, no entanto, não levou a construção de um saber mais prático e democrático, mas sim que se perpetuassem formas de pensar históricas e etnocêntricas.
No entanto, alguns pensadores entenderam que não é necessário radicalizar o relativismo. Pierre Levy, por exemplo, recorre ao termo ‘Universal sem totalidade’[1] para definir a essência da cibercultura. Ou seja: cada um tem sua cultura, mas a natureza é universal. A cultura global é formada por fragmentos que espelham dentro de si uma totalidade inexistente no exterior.




[1] Pierry Lévy: O universal sem totalidade, essência da cibercultura. Acessível em:
https://jornalggn.com.br/blog/oswaldo-conti-bosso/pierry-levy-o-universal-sem-totalidade-essencia-da-cibercultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário