sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O uso da história em quadrinhos no ensino de História

Will Eisner entra ou não entra na sala de aula?

Welson Luiz Pereira
Mestre em História pela UFPR
Especialista em Ensino de História pela FACINTER/IBPEX
welsonpereira@hotmail.com

Este artigo tem por objetivo analisar as histórias em quadrinhos (fragmentos selecionados) presentes nas obras selecionadas de Will Eisner e verificar em que medida podem ser utilizadas pelos professores em suas aulas de História. Eisner, de um modo geral, produziu narrativas gráficas que retratam vários aspectos da sociedade estadunidense no início do século XX, abordando temas históricos e relacionando-os com questões cotidianas, como a violência urbana e os conflitos familiares. Estas obras, que abordam temas reais, são chamadas por Einser de Graphic novel. Com uma abordagem teórico-metodológica que aborda a peculiaridade das múltiplas leituras e dos quadrinhos para o ensino, procurou-se, além de compreender a especificidade das obras aqui selecionadas de Will Eisner, demonstrar a sua aplicabilidade para o ensino de História.

LEIA AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário