quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um novo público



A atualidade das histórias em quadrinhos no Brasil
Waldomiro Vergueiro

É indiscutível que, nos últimos anos, as histórias em quadrinhos passaram por diversas transformações no mundo ocidental, visando sua adaptação a uma nova realidade. O móvel de muitas dessas transformações esteve relacionado, em grande parte dos casos, a um novo entendimento sobre o papel dos quadrinhos na sociedade e à derrubada de antigos preconceitos, que preconizavam os produtos da linguagem gráfica seqüencial como prioritariamente direcionados ao público infanto-juvenil. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação eletrônicas representou o ápice de um processo de concorrência entre os diversos meios de comunicação de massa que se iniciou com o advento da televisão, em meados do século 20, fazendo com que as histórias em quadrinhos passassem a enfrentar uma diversidade de meios de entretenimento como nunca antes haviam enfrentado, freqüentemente saindo perdedoras no objetivo de prender a atenção de seu público. Assim, a indústria produtora de histórias em quadrinhos teve que buscar alternativas para responder de forma eficiente à concorrência desses meios de comunicação e informação, diversificando as características dos produtos que disponibilizava e redirecionando seus esforços de disseminação para públicos que pudessem se mostrar mais receptivos a seus produtos.

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