quarta-feira, 20 de outubro de 2010

primeira oficina de animação do NEAHQ

O premiado artista Lula Borges está ministrando uma Oficina de Animação, de 04 a 30 de novembro, no LabCom da UFRN, das 7:30 às 10:00. A Oficina é um piloto do projeto de extensão que será oferecido pelo NEAHQ (Núcleo de Estudos sobre Animação e Histórias em Quadrinhos), que prevê ainda Oficinas sobre uso de quadrinhos em sala para professores, a ser desenvolvido no ano que vem.

O curso tem a finalidade de se ter uma animação de 1 (um) minuto, feito pelos alunos durante as aulas. Cada aluno ficará com um DVD do produto feito, assim como a escola. Também ficará disponível na Internet o trabalho dos mesmos, fazendo assim, também a inclusão digital dos alunos.

APENAS DEZ VAGAS (mais todos os inscritos ficam cadastrados para futuras oficinas)
Mais informações: DECOM 3215 3561/

A importância cultural, educacional e artística deste curso é o de influenciar culturalmente os jovens e adolescentes para a produção de desenho animado e descobrirem um mundo cheio de fantasia, ação e emoção; se esquecer as técnicas usadas para o mesmo.

O curso é oportuno devido ao fato de que tanto socialmente, como educacionalmente falando, os alunos buscam a todo tempo fazer desenhos que se movam e verem o mesmo na projeção de uma tela ou na TV, dando real orgulho aos mesmos, a seus pais, a comunidade e a escola, que ao final de cada curso, terá um filme pronto para mostrar a todos que desejar e até fazer ou participar de festivais que possam ocorrer no futuro. Para o público alvo, ele significa a descoberta de um novo mundo, onde o som e as imagens se juntam para fazer acontecer algo mágico, algo novo, que pode mudar completamente a vida dos pequenos produtores. Este curso está em sintonia com o início de algo que poderá fazer da cidade um pólo de produção de animação, visto que, com a aquisição do conhecimento para tal, os alunos podem, no futuro, após o curso, fazer suas próprias produções, dando assim continuidade produção e difusão da arte sequencial no setorial da animação. As aulas servirão para os alunos terem o conhecimento e experiência para se fazer um desenho animado. Será feito um produto final, um filme de 1 minuto, pois o curso será prático para os alunos terem o básico na produção do desenho animado e aprenderem a trabalhar em equipe.

Núcleo de Estudos sobre Animação e Histórias em Quadrinhos (NEAHQ) objetiva agregar estudantes e professores dos cursos de comunicação social, artes, letras e educação (principalmente) em torno da divulgação de trabalhos nacionais e internacionais importantes, da cooperação com outros centros com propostas semelhantes e de apoio à produção local e à formação profissional técnica na área da chamada 'Arte Sequencial'(quadrinhos gráficos e filmes de animação). Para tanto, o núcleo irá desenvolver exibições regulares (a exemplo da primeira edição do Projeto ANIMA, cadastrado com evento de extensão sem financiamento) de filmes de animação de renomada importância e qualidade; apresentar propostas de oficinas e mini-cursos (de técnicas de animação para estudantes de comunicação e artes, de uso de quadrinhos na sala de aula para professores e estudantes de licenciaturas, etc); e finalmente, organizar um grande evento sobre quadrinhos no ano que vem.

A animação e as histórias em quadrinhos há muito que deixaram de se destinar ao público infantil se constituindo em uma das linguagens mais importantes da atualidade. Várias universidades brasileiras e no exterior constituíram cursos de graduação e de pós-graduação nessa área, que hoje conta com universo gigantesco de eventos, produtos e pesquisas - não apenas na área de comunicação, mas de Design, Educação, Arte, entre outras. O NEAHQ é apenas o primeiro passo nesse sentido de atualização e de inserção na cultura contemporânea. A partir dele, pode-se gestar novos desdobramentos institucionais necessários para que a UFRN acompanhe esta tendência, que tendem a excluir culturalmente (que serão meros consumidores de imagens produzidas por outros) aqueles que a desprezarem. No RN e na PB, há uma grande tradição na área de quadrinhos, que sempre foi marginalizada e nunca obteve apoio acadêmico ou governamental. O NEAHQ se justifica para valorizar, atualizar e desenvolver essa tradição no cenário da sociedade da informação em que a imagem sequencial tem um papel fundamental tanto na comunicação e como na vida social.
O primeiro passo metodológico do projeto NEAHQ já está sendo desenvolvida pelo Projeto ANIMA: através de ciclos de exibições de animações de alta qualidade, sempre convidando debatedores para comentá-los, aglutinado assim interessados em arte sequencial. O segundo passo é a organização de oficinas de formação técnica e também já está, parcialmente, posto em prática. Participantes dos ciclos de exibição e debate se interessaram em partilhar de seus conhecimentos e, em breve, apresentaremos propostas de oficinas e minicursos sobre técnicas de animação e uso de quadrinhos na sala de aula por professores. O terceiro passo para consolidação definitiva do NEAHQ é a realização de um grande evento sobre quadrinhos no ano que vem, com convidados de outros estados e uma atração internacional. O evento, além de consolidar o núcleo no cenário local, colocaria a UFRN em posição de vanguarda no âmbito nacional em uma área ainda em formação. Avaliados os resultados desses três primeiros passos: se discutiriam várias possibilidades de desenvolvimento institucional (separação em núcleo para as áreas de quadrinhos e animação, associação a programas de pós graduação, formação de uma especialização ou graduação específica, etc).
decom@cchla.ufrn.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário