Depoimento sobre as diversas etapas de produção do longa-metragem.
Início
"Em 1999, parti das anotações que tinha sobre dois argumentos completamente distintos. Um sobre as aventuras de um menino no espaço, quintal de sua casa num planeta distante. Outro sobre duas crianças viajando de trem pelo país, com o avô e sua trupe circense, um road movie animado. Na dúvida, não hesitei em juntar as duas histórias. Surgia assim o Garoto Cósmico."Roteiro
"A criação do roteiro foi compartilhada com Sabina Anzuategui, roteirista de idéias ousadas e grande sensibilidade. Juntos preparamos a primeira versão da história, que narra as descobertas de três crianças, de um mundo futurista e programado, depois de se perderem no espaço e encontrarem um velho esquisito e sua trupe circense, formada de bonecos de sucata. O circo Giramundos. Com Daniel Chaia, reestruturei o roteiro, transformando o que seriam 3 episódios em uma única história. Por fim, com a ajuda de Gustavo Kurlat, que também criou as músicas do filme, trabalhamos aspectos singelos da narrativa, por vezes mudando palavras. No total foram 8 tratamentos em 15 meses de trabalho."Produção
"A produção iniciou-se logo em seguida, com o desenvolvimento de 1500 quadros de story-board, a preparação de modelos dos personagens e os primeiros esboços da animação. Nessa época o projeto ainda era uma grande utopia, eu aproveitava as horas vagas de meu trabalho como ilustrador, que por sua vez pagava as contas do filme.Assim, praticamente sozinho, produzi cerca de 15 minutos dos 77 que o filme tem.
O prêmio que recebemos da secretaria municipal de cultura de SP, em 2003, trouxe nova energia. Primeiro Daniel Pudles, que já fora meu assistente de animação nos dois curtas, e em seguida foram chegando, um a um, sob a coordenação de Lia Nunes, nossa produtora executiva, os profissionais que se tornariam o embrião de um novo estúdio de animação brasileiro: o estúdio elétrico! Uma equipe com a qual compartilho a inspiração e transpiração de cada dia.
Sr. Giramundos, voz de Raul Cortez, mostra o Massaroca
Ilustres
"Tivemos o prazer de receber visitantes ilustres, que também deixaram a sua marca no projeto. A participação especialíssima do cantor Belchior, como um mágico enrolado e dando até uma palhinha de como nossos pais. Vanessa da Mata interpreta uma das canções do filme, como a bailarina. Arnaldo Antunes canta outra. Para fazer o palhaço Já-Já, chamamos um palhaço de verdade: Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria, nos encantou com sua presença de espírito. O simpático Márcio Seixas, que emprestou a sua voz de Batman e Spock ao nosso Capitão Programação. Sérgio Rufino, Adriana Capparelli e Eduardo Leão formam o trio afinado que abre e encerra o filme. E ainda tivemos o Raul Cortez, de uma delicadeza incrível, nos presenteando com sua sabedoria e refinada interpretação do Sr. Giramundos.""Assim, depois de 7 anos de gestação, nasceu nosso Garoto Cósmico. Segurem-se, vamos partir!"
Alê Abreu 01.06
O Garoto Cósmico será exibido, dentro do Projeto ANIMA do Nucleo de Estudos sobre Animação e História em Quadrinhos (NEAHQ) às 19 horas - 13/10/2010, Auditório "C" do Centro de Ciências Humans, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário