sábado, 11 de agosto de 2018

mapa dos multiversos

OS UNIVERSOS MARVEL E DC
A importância da descrição e da comparação dos modelos de universo da DC e da Marvel é enorme, não apenas do ponto de vista teórico (uma discussão de física quântica) e narrativo (eles representam formas diferentes de contar estórias: o modelo DC é fechado de multiplicidade interna; o modelo Marvel é aberto e sua pluralidade cresce para fora), mas, sobretudo, editorial – uma vez que toda indústria de entretimento está se transmidiatizando e adotando universos narrativos para organizar suas estórias em várias mídias.
A DC trabalha com quatro universos, cada um com uma linha de tempo própria e diferenças substanciais: o Universo DC nos quadrinhos, o Universo Estendido DC (filmes), o universo de desenhos animados e o "Universo Arrow" na televisão de séries.
Lista de longas metragens de animação.

O universo DC é mais tradicional (imitando os antigos universos tradicionais, voltado para o passado) e o da Marvel é mais ‘moderno’ (são aventuras imprevisíveis, voltadas para o futuro). O design completo desses modelos de universos narrativos (incluindo os recursos de reboot, redcom, crossover, etc) são paradigmas para o planejamento de marketing das narrativas seriadas transmídias.
Para se ter noção das dimensões reais do design de universo da DC é preciso distinguir quatro elementos básicos dos universos narrativos: a) mapas geográficos; b) a linha do tempo atual; c) lista de personagens; e d) sequencia histórica e editorial de arcos narrativos (séries de histórias) – coincidindo com o final da linha do tempo.
A Marvel integra melhor as diferentes mídias de uma única linha de tempo narrativo, mas se permitindo contar diferentes versões da mesma história.
Marvel Cinematic Universe integra cinema e televisão em uma mesma linha do tempo, mesmo que todos os personagens não estejam franquiados para diferentes mídias – como é o caso de Guerra Infinita, que no cinema não conta com o Quarteto Fantástico e com o Surfista Prateado.
Listas de séries e longas de animações da Marvel:
O design do universo Marvel também pode ser dimensionado a partir de quatro elementos básicos: a) mapas geográficos; b) a linha do tempo atual (o multiverso Marvel tem uma escala de tempo móvel); c) lista de personagens; e d) sequencia histórica e editorial de arcos narrativos.
Além de mais probabilístico e flexível (permitindo o gerenciamento de várias estórias em vários produtos diferentes simultaneamente), o multiverso Marvel tem uma arquitetura mais complexa, é menor do ponto de vista espacial e mais coletivo do que o universo narrativo da DC. O Universo Marvel é composto por 17 grupos de super-heróis: Os Defensores; X-Men; Novos Mutantes; X-Factor; Excalibur; X-Force; Quarteto Fantástico; Inumanos; Vingadores; Vingadores da Costa Oeste; Jovens Vingadores; Tropa Alfa; Thunderbolts; Heróis de Aluguel; Guarda do Infinito; Os Supremos; e Guardiões da Galáxia. 

O Universo Marvel, ambientado em Nova Iorque, começou mais realista que o da DC, localizado em cidades fictícias como Gotham City e Metrópoles. Porém, em pouco tempo, a Marvel criou lugares imaginários e a DC passou a se referenciar geograficamente na realidade. Ambos universos também são formados por planetas reais e imaginários, como também de diferentes tipos de dimensões alternativas. O universo Marvel é mais múltiplo e menos extenso do que o a DC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário