domingo, 9 de maio de 2021

docs do golpe

 


O Processo é um documentário brasileiro de 2018 dirigido por Maria Ramos, que mostra os bastidores do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. Na sua estreia mundial, em 21 de fevereiro de 2018, no Festival de Berlim, o filme foi aplaudido sob gritos de "Bravo!" e "Fora Temer". A produção foi custeada pela Nofoco, produtora responsável por filmes anteriores da cineasta, que completou o orçamento com uma campanha de financiamento coletivo e aportes do World Cinema Fund e do Canal Brasil.


Excelentíssimos é um filme brasileiro dirigido por Douglas Duarte do gênero documental lançado em 2018. O filme explora o processo de impeachment contra Dilma Rousseff, retornando as eleições presidenciais de 2014 marcada entre a polarização do Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), personificado nos políticos Dilma Rousseff e Aécio Neves.

Após o retrospecto para as eleições, o longa trata os embates do impeachment em que movimentos de direita e partidos que anteriormente apoiaram o PT como o Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), uniram-se para dar prosseguimento ao processo. Neste segmento apresentam-se nomes como o da advogada Janaina Paschoal e dos tucanos Fernando Henrique Cardoso e Aloysio Nunes.

Do lado dos defensores de Dilma Rousseff, o longa mostra as articulações do parlamentar Silvio Costa (Avante), do advogado vinculado ao PT José Eduardo Cardozo e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que conseguissem barrar o impeachment na Câmara dos Deputados.


A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha (2019) Uma análise do papel da imprensa nos eventos sociopolíticos que levaram Jair Bolsonaro à presidência do Brasil. Acompanhe a luta dos jornalistas independentes para romper o embargo informativo que existe no país.

O filme mostra a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto por seis famílias que dominam o sistema de informação do país. Entre 2013 e 2018, os “seis Berlusconis” foram responsáveis por uma manipulação em massa que destruiu a confiança da população na imprensa tradicional e jogou o país em direção ao fascismo. Ao examinar a influência da imprensa nos eventos sociopolíticos recentes, o filme responde uma pergunta que está intrigando o mundo: Quem é Jair Bolsonaro e como ele se tornou o presidente do sexto país mais populoso do mundo?

Data de lançamento: 2019 (mundial) Diretor: Pablo López Guelli


Democracia em Vertigem é um documentário brasileiro de 2019 dirigido por Petra Costa, que retrata os bastidores do impeachment da presidenta do Brasil Dilma Rousseff, o julgamento de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, o pleito que elegeu o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e a crise político-econômica no país.

Com acesso privilegiado a Dilma, Lula, Bolsonaro e outros políticos importantes, Petra Costa entrelaça o pessoal e o político para narrar um momento decisivo da história recente do Brasil, também considerado como "uma advertência a todas as democracias do mundo". Em uma sucessão de eventos que se assemelha a um filme de suspense, o documentário captura intimamente os três presidentes enquanto eles lutam por suas vidas políticas, além de mostrar o dano colateral que essa luta teve sobre a democracia.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário