quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
feliz natal
terça-feira, 8 de dezembro de 2020
LINHAS DO TEMPO
Trajetória biográfica
Nasci no Rio de Janeiro, Brasil, em 1961. Sou o quinto filho de uma família de classe média baixa. Meu era bancário e minha mãe, doméstica. Meus irmãos mais velhos tiveram grande importância na minha formação. Francês foi psicanalista; Jurema, socióloga; e Carmi (Maria do Carmo), professora, poeta e escritora. Meu irmão Fred foi empresário e executivo de uma empresa multinacional. De certa forma, eu sou uma reinterpretação dessas pessoas e das situações que elas viveram. Também há minha irmã caçula, Maria Claudia, professora de design e produtora de vídeos de animação. Eu e ela somos ‘temporãos’, isto é, nascemos bem depois dos irmãos mais velhos e fomos criados por meus pais já em idade avançada, quando os outros já tinham casado e saído de casa.
Aos 12 anos e meio, minha família foi morar em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Imaginem o choque que foi sair do coração contracultural do Brasil para uma cidade em que não existiam livros, filmes, teatro e até sinal da rede globo vinha de outro estado. Os anos 70 foram tempos frios, embalados pela discoteque e pelo rock progressivo. No Brasil, foram os tempos mais sombrios da ditadura militar e mais do que uma alienação da realidade social, a Contracultura foi para minha geração um alento em meio desesperador vazio cultural imposto pela censura. Em Natal, participei do Cineclube Tirol, na FJA; e do movimento cultural da Galeria do Povo, na praia dos artistas sempre aos domingos.
Em 1978, passei em primeiro lugar para o Curso de Jornalismo, da UFRN, mas motivado pelo clima de redemocratização do país, abandonei o curso e fui morar com minhas irmãs no Rio de Janeiro. Trabalhei no Jornal Movimento, um veículo de frente e de resistência das esquerdas, ingressando também no PC do B e participando ativamente do movimento estudantil e da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Também participei da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), mas logo após as eleições de 1992 me decepcionei com a política e meu interesse intelectual se voltou para psicanálise e leitura dos pós-modernos.
Morei na Amazônia de 91 a 94, trabalhando em condições e atividades que variaram desde professor primário na vila do Céu do Mapiá (no município de Pauiní, no Amazonas) até a de redator do jornal impresso O Rio Branco e editor de telejornal TJ ACRE (SBT), na capital do Acre.
No retorno à Natal, trabalhei em vários veículos e empresas em Natal. Jornais: Dois Pontos, Tribuna do Norte; revista RN Econômico, como pauteiro da TV Potengi, como assessor de imprensa da secretaria estadual de administração.
Em 1995 me tornei professor de comunicação social na UFRN, onde também fiz mestrado (1998) e doutorado (2006) em ciências sociais. Participei de grupos de extensão (como a Officina de Comunicação) e de pesquisa (como o GRECOM e o Grupo de Estudos Mídia e Poder), bem como da criação do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia.
Em 2000, na virada do século, tive câncer no pâncreas, fiquei internado durante meses. Em seguida, também perdi minha mãe e duas irmãs. Nos anos seguintes, me aproximei da comunidade de Canoa Quebrada, no Ceará.
O diagnóstico de autismo em 2008 ao mesmo tempo me libertou de vários impasses, também gerou situações novas para as quais eu não estava preparado. No livro Diversidades,, detalho minha experiência em relação à síndrome de Asperger. O mesmo material também pode ser encontrado no Blog Eu, autista?
Em 20 de janeiro de 2011, me casei com Gelli Cristina Ahimed, adotando seus dois filhos, Igor e Helena, e gerando Krishna.
Percurso Intelectual e Acadêmico
Me formei em comunicação social, habitação em jornalismo, em 1984, pela Faculdade de Comunicação e turismo Hélio Alonso (FACHA), no Rio de Janeiro.
Trabalhei como professor substituto 1995 e fui chamado para ser efetivo (professor auxiliar) em 1996.
Em 1997, participou em conjunto com a professora Miriam Moema, do projeto de extensão Oficina de Comunicação, que oferecia serviços de comunicação à comunidade universitária, sendo precursora da Agecom.
Em 1998 fiz Mestrado em Ciências Sociais, UFRN, orientado por Maria da Conceição de Almeida. De 96 a 98 participei de várias atividades de pesquisa do Grupo de Estudos da Complexidade.
Em 2004 fiz Especialização em Marketing Político e Persuasão Eleitoral. PUCRS, orientado por Claudio Sampaio.
Em 2006, conclui doutorado em Ciências Sociais pela UFRN, orientado por José Antônio Spinelli. Entre 2002 e 2006, participei ativamente do Grupo de Estudos Mídia e Poder, fazendo parte de alguns projetos de pesquisa, coordenados pelo professor João Emanuel Evangelista, sobre eleições.
Em 2010, membro fundador do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia, em que ministra a disciplina regular de metodologia científica em comunicação midiática.
Até o ano de 2019, já orientei 16 monografias de graduação, 08 dissertações de mestrado e estou orientando atualmente duas teses de doutorado.
LIVROS
Decifra-me ou te devorarei - a imagem pública de Lula no horário eleitoral, 1989, 1994, 1998 e 2002 (edUFRN, 2006); tese de doutorado
O Hermeneuta – uma introdução ao estudo de Si (edUFRN, 2010); dissertação de mestrado.
Mimese e Simulação – estudos narrativos transmídia I (edUFPB/Marca de Fantasia, 2015);
Universos Sci-Fic – estudos narrativos transmídia II (edUFPB/Marca de Fantasia, 2016);
Lugar Comum – estudos narrativos transmídia III (edUFPB/Marca de Fantasia, 2016);
Devaneios da Investigação Simbólica (edUFRN, 2017);
MetaNarrativas – Transgressões Interdisciplinares (edUFPB/Marca de Fantasia, 2018);
Máscaras – estudos narrativos de arte sequencial. Associação Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS, 2019;
Proposições - textos escolhidos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2020.
Os livros são resultado de Projetos de Pesquisa e de artigos científicos publicados em revistas especializadas. Todo material está disponível no blog MetaNarrativas .
ENSINO
Repensando as ideias de pedagogia de jornalismo de Cremilda Medina a partir das noções de racionalidade instrumental, estratégica e de ação comunicativa de Habermas, desenvolvi uma metodologia própria de ensino prático de comunicação: O Encantador de Serpentes. Parte desse trabalho (1999-2003), em que os alunos fazem matérias segundo a metodologia, ainda está disponível na Oficina de Mídia Digital. Os trabalhos mais recentes de meus alunos – de jornalismo cultural e análise de filmes e séries de TV - estão no blog: O Encantador de Serpentes – Oficina de Redação Criativa.
Essa metodologia de ensino de comunicação foi aplicada não apenas a inúmeras turmas durante pelo menos vinte anos, mas também, na formação de professores, através do programa docência assistida, em que alunos da pós graduação são treinados para ministrar disciplinas na graduação. Como resultado deste processo dois alunos que orientei no programa de pós graduação escreveram, em conjunto comigo, artigos sobre a aplicação da metodologia, na Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo: GOMES & LIMA, 2017; e GOMES & CALADO, 2018.
Também compilei minha aulas (resumos, resenhas, fichamentos) de sociologia da comunicação na forma de um livro de material didático, O Encantador de Serpentes, ainda inédito.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4277715352803619
Jornada Espiritual
Simultaneamente à minha carreira acadêmica, também me envolvi com várias práticas terapêuticas e ensinamentos alternativos. O esoterismo desempenhou um papel um grande em minha formação. Fiz retiros de meditação Vipassana, um processo de 'viver de luz' (21 dias de jejum), a reestruturação biográfica da clínica Artemísia da Antroposofia e vários tipos de vivências terapêuticas (psicodramas, gestalt, bioenergética, o eneagrama, entre outras). Compilei essas pesquisas no livro Espiritualidade Contemporânea (2002b).
No e-book Cadernos de Esoterismo Contemporâneo, há uma coletânea de ensaios interdependentes sobre as ideias de mudança pessoal e desenvolvimento da consciência. O livro é formado por textos sobre autores esotéricos contemporâneos, principalmente aqueles que dão ênfase a ‘desfazer’ o condicionamento social: Osho, Castaneda, Gurdjeff
Fui fardado do Santo Daime e por muitos anos acompanhei as pesquisas científicas a respeito da bebida e do xamanismo em geral – moderando uma lista de e-mails (e despois um grupo no facebook) de pesquisadores de diferentes áreas, durante muitos anos. Também escrevi alguns textos antropológicos sobre umbanda, jurema e candomblé – compilados em Sutras do Contra Culto.
O que é o Santo Daime define seu objeto a partir da percepção das pessoas que participam. Há os que acreditam se tratar de uma religião, os que acham que partilham uma bebida, os que a consideram a comunhão de um sacramento espiritual. E, a cada concepção apresentada, descreve-se também as principais pesquisas científicas em várias áreas sobre o tema.
Eu não sou xamã, SQN representa o pagamento de uma dívida espiritual, através de uma comparação entre o neoxamanismo urbano e os xamanismos arcaicos. Elencadas as diferenças positivas e negativas, há dois pontos em comum: o meta sistema de crenças (a ética do guerreiro) e a cura pela transferência e contra transferência não-analítica de conteúdo simbólico como prática principal. O antigo xamã mediava o conflito entre forças da natureza personalizadas em deuses; e hoje o neoxamã busca revelar o lado feminino dos homens em oposição ao lado masculino das mulheres. Mas, a técnica base continua a mesma: canalizar o negativo; compensá-lo com o oposto; e devolver equilibrado, mediando conflitos através de rituais.
E Kambô, o espírito do pajé é resultante da percepção de que Ayahuasca é uma ‘medicina’, um sistema de cuidados, que envolvem outros elementos como o rapé de tsum, o colírio sananga e o uso da secreção do rã Phyllomedusa bicolor.
O blog O Hermeneuta reúne meus textos esotéricos.
No livro Autobiografia de um intelectual autista, o leitor interessado pode encontrar tanto o aprofundamento do meu percurso intelectual - com poesia, música e roteiros - quanto de minha história biográfica e de minha produção esotérica.
Produção bibliográfica completa
GOMES, Marcelo Bolshaw. A cultura antes do Ciberespaço. Revista Pretextos. Salvador, Bahia, v.01, p.01 - 17, 1997a. <http://www.facom.ufba.br/pretextos> último acesso em 16/07/2015b.
___ Fragmentos da Complexidade. Revista Vivência (Terceira parte de O Hermeneuta), v.II, n.01; p.167, Natal: CCHLA, 1997b. <https://www.academia.edu/34061457/Fragmentos_da_complexidade>
___ O Espelho do Tempo, Representação Sígnica e Imaginação Simbólica. Odisseia (Primeira parte de O Hermeneuta), v.V. 4, n.-5; p.99 - 111, Natal: CCHLA, 1997c.
___O Espelho do Tempo - representação sígnica e imaginação simbólica. Revista Pretextos, v.01, p.09 – 22. Salvador: UFBA, 1997d. <http://www.levir.com.br/lista0066.php> último acesso em 16/07/2015.
___ Hermenêutica e os erros de interpretação (Segunda parte de O hermeneuta). Revista Vivência v.12, n.02; p.05-18. Natal: UFRN, 1998. <https://www.academia.edu/1583736/Os_Tr%C3%AAs_Erros_de_Le%C3%B4nidas_Princ%C3%ADpios_de_Interpreta%C3%A7%C3%A3o_Dial%C3%B3gica> último acesso em 16/07/2015.
___ Linguagens Imaginais e Complexidade In: Ensaios de Complexidade. Porto Alegre: Editora Sulina, 1998, v.01, p. 159-164.
___ A Desmecanização do Universo - Das Máquinas Desejantes aos Sistemas Complexos. Portal Intercom, 1999. <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/5b161b53d232c6d0fcf9bb3edd987d16.PDF> último acesso em 16/07/2015.
___Foucault segundo Deleuze. Revista Compos n.01 (Salvador, Bahia, v.01, p.59 - 70, 2000. <www.facom.ufba.br/revistacompos/foucalt.doc > último acesso em 16/07/2015.
___ Um mapa, uma bússola – hipertexto, complexidade e eneagrama. (livro) v.1. p.104. Rio de Janeiro: Editora Mileto, 2001a.
___ Hipertexto e Complexidade - Semiótica de Rede. 404nOtFound (UFBA). v.1, n.02; p.01 - 09, 2001b. <https://catatau.wordpress.com/2007/09/03/hipertexto-complexidade-e-blogs/ > último acesso em 16/07/2015.
___ O Círculo das Virtudes. Revista Compos n.03 Salvador, Bahia, v.01, 2001c. <www.facom.ufba.br/revistacompos/cvirtude.doc > último acesso em 16/07/2015.
___ Do controle social à sociedade de controle In: XXV Congresso Anual de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador. CD da Intercom - Núcleo de Pesquisa em Tecnologias da Informação NP08. São Paulo: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2002a. <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/congresso2002_anais/2002_NP8gomes.pdf> último acesso em 16/07/2015.
___ Espiritualidade Contemporânea. (livro) v.1. p.143.São Paulo: iEditora, 2002b.
___ Metodologias de análises do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na TV In: XI Semana da Humanidades do CCHLA, 2003, Natal.
___ A cultura como dupla mediação social. Contrapontos (UNIVALI). v.5, n.01; p.109-124, 2005. <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/809> último acesso em 16/07/2015.
___ Decifra-me ou te devorarei – A imagem pública de Lula no horário eleitoral em 1989, 1994, 1998 e 2002. (livro) v.01. p.188. Tese de doutorado em Ciências Sociais (2006). Natal, Editora Universitária da UFRN (EDFURN): 2006a. <https://www.academia.edu/3084222/Decifra-me_ou_te_devorarei_a_imagem_p%C3%BAblica_de_Lula_no_hor%C3%A1rio_eleitoral_1989_1994_1998_e_2002> último acesso em 16/07/2015.
___ Imagem Pública e teoria da interpretação - metodologia hermenêutica aplicada ao marketing político. Vivência (Natal). v.1, p.377 - 394, 2006b.
___ Hermenêutica, teoria política e imagem pública In: Congresso Anual de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2006, Salvador. 2006c. <http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2010/11/Gomes_2006.pdf > último acesso em 16/07/2015.
___ Será tudo mentira? Aforismos para uma genealogia da teoria da conspiração In: Colóquio Internacional de Comunicação, História e Política. Natal: Edfurn, 2007. <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-gomes-mentira.pdf> último acesso em 16/07/2015.
___ Biografia e Subjetividade - procedimentos metodológicos para o autoconhecimento In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica. v.01. Natal: Edfurn, 2008. <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-gomes-entrevista.pdf> último acesso em 16/07/2015.
GOMES, M. B. O Encantador de Serpentes In: Ideias em Trânsito: ensaios de comunicação. Natal: Edfurn, 2008, v.1, p. 125-140.
___ Na tessitura da intriga: a arte de enredar pessoas, coisas e ideias. Revista História, Imagem e Narrativas. n.09, p.01 - 20, 2009. <http://www.historiaimagem.com.br/edicao9outubro2009/01-intrigas.pdf> último acesso em 16/07/2015.
___ O Hermeneuta - Uma introdução ao estudo de Si. Dissertação de mestrado em Ciências Sociais (1997). Livro, v.01. p.164. Natal: Editora Universitária da UFRN (EDUFRN), 2010a. <https://www.academia.edu/34061443/O_HERMENEUTA.pdf>
___ O Encantador de Serpentes – Comunicação e estudos da mídia. Natal: e-book editado pelo autor, 2010b. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/0BxCIeuw8sUXITFNmLUVHQldoQjA/view?usp=sharing> último acesso em 16/07/2015.
___ Interpretando Nelson Rodrigues. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. v.01, p.02 - 16, 2010c. <http://www.bocc.ubi.pt/pag/gomes-marcelo-interpretando-nelson-rodrigues.pdf> último acesso em 16/07/2015.
___ Um estudo Hermenêutico do Tarô. Revista História, Imagem e Narrativas. v.10, p.01 - 30, 2010e. <http://www.historiaimagem.com.br/edicao10abril2010/hermeneutaro.pdf> último acesso em 16/07/2015.
_____ Jurema Rainha. 2010f. <http://mbolshaw.blogspot.com.br/2010/02/jurema-rainha.html >
_____ Kambô, o espírito do pajé, 2010g. <http://mbolshaw.blogspot.com.br/2010/02/kambo-o-espirito-do-paje.html>
___ A convergência das mídias. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. v.01, p.01 - 20, 2011a. <http://www.bocc.ubi.pt/pag/gomes-marcelo-a-convergencia-das-midias.pdf> último acesso em 16/07/2015.
___ A História de Jesus Cristo como. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. V.1, p.1 - 20, 2011b. <http://www.bocc.ubi.pt/pag/gomes-marcelo-a-historia-de-jesus-cristo-como-narrativa.pdf> último acesso em 16/07/2015.
___ Dante no inferno. Revista Imaginário n 01, págs. 57-73. João Pessoa: UFPB, outubro de 2011c.
___ O reencantamento das estórias: a sobrevivência do sagrado nas narrativas pós-modernas. História, Imagem e Narrativas. v.12, p.01 - 32, 2011.
GOMES, M. B.; BULHÕES, Juliana; BULHÕES, Juliana; MACHADO, D. B.; MUNIZ, E. M. P. T. As Mídias Segundo Mafalda. RUA. Revista Universitária do Audiovisual., v.02, p.01 - 15, 2012.
___ A cultura como dupla mediação social e a tese das três mudanças estruturais na sociedade contemporânea. Revista Temática, v.08, n.12; p.01 – 16; João Pessoa: UFPB, 2012a. <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/22858/12663> último acesso em 16/07/2015.
___ A Máquina, a Imagem e a primeira diretriz (da Frota Estelar) - Três temas do universo de ficção científica 'Star Trek '. Revista Imaginário n.03- p. 137/167. João Pessoa: UFPB, 2012b.
___ Estrutura narrativa e meta comunicação. Revista História, Imagem e Narrativas, v.14, p.34 - 54, 2012c. <http://www.historiaimagem.com.br/edicao14abril2012/estruturanarrativa.pdf> último acesso em 16/07/2015.
___ Comunicação e Hermenêutica – apontamentos para uma teoria narrativa da mídia. Revista Comunicação Midiática, v.7, n.2, p.26-46, maio/ago. 2012d. <http://www.mundodigital.unesp.br/revista/index.php/comunicacaomidiatica/article/viewFile/181/128> último acesso em 16/07/2015.
___ O místico e o feiticeiro, contrapontos entre imagem técnica e narrativa sequencial. Revista Imaginário n. 04. Págs. 110-139. João Pessoa: UFPB, Junho de 2013a.
___ O místico e o feiticeiro, contrapontos entre imagem técnica e narrativa sequencial. Flusser Studies, 2013b. <http://www.flusserstudies.net/sites/www.flusserstudies.net/files/media/attachments/gomes-o-mistico.pdf> último acesso em 16/07/2015.
___ Arqueologia Política – o confronto entre os discursos descritivo e prescritivo. Revista Temática v. IX, n. 01. p.03-20 – 23. João Pessoa: UFPB, 2013c. <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21929/12053> último acesso em 16/07/2015.
___ Em conflito – conhecimento e confrontação. Revista Temática, v. IX, n.03; p.01-13, 2013d. <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21969/12092> último acesso em 16/07/2015.
___ Em conflito - conhecimento e confrontação. Revista FAMECOS (Online). v.20, n.03; p.618-633 - 633, 2013e. <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12198/10788> último acesso em 16/07/2015.
___ Teoria dos Jogos a contrapelo. Revista Temática, v.09, p.53 - João Pessoa: UFPB, 2013f. <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/viewFile/21775/11998> último acesso em 16/07/2015.
___ O mestre dos sonhos contra as tecelãs da intriga. Revista Imaginário n. 05. p.78-96. João Pessoa: UFPB, 2013g. <https://www.academia.edu/8783978/O_mestre_dos_sonhos_contra_as_tecelans_da_intriga >
___ Os pergaminhos de Amphipolis. Revista Temática Ano IX n.10, v.09, p.50-69 outubro de 2013. João Pessoa: UFPB, 2013i. <http://www.insite.pro.br/2013/Outubro/pergaminhos_amphipolis_aforismos.pdf> último acesso em 16/07/2015.
GOMES, M. B.; OTHON, R. A. A.; A Mídia Ninja e o Incentivo ao Jornalismo Cidadão no Cenário das Manifestações Sociais Brasileiras In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu.
___ Lost Girls – Um discurso erótico feminino? Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos. v.3, n.1 p.35-58, 2014a. <http://www2.eca.usp.br/nonaarte/ojs/index.php/nonaarte/article/view/93> último acesso em 16/07/2015.
___ A utopia da cidade inteligente: análise narrativa do seriado de TV Stargate Atlantis. Revista Imaginário, v.1, n.06 p.137 - 167. João Pessoa: UFPB, junho de 2014b. <https://www.academia.edu/6619423/Stargate_Atlantis>
___ Narratividade midiática: O casamento da imagem com a palavra. Revista Imaginário n. 7 – págs. 117- 148. João Pessoa: UFPB, dezembro de 2014c. <https://www.academia.edu/27227029/A_NARRATIVA_MIDI%C3%81TICA_-_Media%C3%A7%C3%B5es_dos_Acontecimentos>
___ Recepção de narrativas mediadas e consumo de bens simbólicos. Revista Culturas Midiáticas, v.07, n. 02, p.03 - 21. João Pessoa: UFPB, 2014d. <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/24452/13380> último acesso em 16/07/2015.
___ A razão inversa, reflexões sobre visibilidade midiática e subjetividade. Revista Temática, v.10, n.9 p.05-15. João Pessoa: UFPB, 2014e. <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/20718/11447> último acesso em 16/07/2019.
___Cadernos de esoterismo contemporâneo. Natal: e-book editado pelo autor, 2014f. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/0BxCIeuw8sUXIOXNud2RENmdaTWs/view?usp=sharing> último acesso em 16/07/2015.
___ Aforismos elementais: Devaneios de Investigação Metapoética. História, Imagem e Narrativas. N.20, v.01, p.05 - 32, 2015a. <http://www.historiaimagem.com.br/edicao20abril2015/aforismoselementais.pdf> último acesso em 16/07/2019.
___ Teoria Narrativa e Arte Sequencial - Metodologia de análise para Histórias em Quadrinhos. Revista Imaginário n. 08. Julho de 2015b. <https://www.academia.edu/12429504/TEORIA_NARRATIVA_E_ARTE_SEQUENCIAL_Metodologia_de_an%C3%A1lise_para_Hist%C3%B3rias_em_Quadrinhos> último acesso em 16/07/2019.
___ Breve história da epistemologia. Temática (João Pessoa. Online). v.11, p.16 25, 2015d. <http://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/27010> último acesso em 16/07/2019.
___ Transformando ideias em projetos - um guia para organização de pesquisa em Comunicação Midiática. Revista Temática. João Pessoa, UFPB, 2015f. <http://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/25725> último acesso em 16/07/2019.
___ Eu não sou xamã, SQN. História, Imagem e Narrativas. v.13, p.05 - 32, 2015g. <https://www.academia.edu/11874023/QUANDO_O_OBJETO_INVESTIGA_SEUS_SUJEITOS_Etnoantropologia_atrav%C3%A9s_do_xamanismo> último acesso em 16/07/2019.
___ Mimesis e Simulação – estudos narrativos transmidia. João Pessoa: Marca de Fantasia/UFPB, 2015i. <https://www.academia.edu/18096940/Mimeses_e_Simula%C3%A7%C3%A3o> último acesso em 16/07/2019.
___ Aforismos elementais: Devaneios de Investigação Metapoética. História, Imagem e Narrativas. v.01, p.05 - 32, 2015j. <https://www.academia.edu/11058807/Devaneios_de_investiga%C3%A7%C3%A3o_metapo%C3%A9tica> último acesso em 16/07/2019.
____Gaston Bachelard: e a metapoética dos quatro elementos. Estética. v.1, p.1 - 9, 2015l. <http://www.usp.br/estetica/index.php/estetica/article/view/29> último acesso em 16/07/2019.
___ Universos sci-fi audiovisuais: estudos narrativos transmídia II. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2016a, v.1. p.102. <https://www.academia.edu/29845416/universos_Sci-fi> último acesso em 16/07/2019.
___ O que transmito do que me disseram. Animus (Santa Maria. Online). v.15, p.180 - 202, 2016b. <https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/8622> último acesso em 16/07/2019.
____I Love Castle – quando a narrativa estuda a narratividade. Imaginário! v.1, p.142 - 168, 2016c. <https://www.academia.edu/26283391/I_LOVE_CASTLE_Quando_a_narrativa_estuda_a_narratividade> último acesso em 16/07/2019.
____O HERÓI DE DUAS FACES A dupla identidade dos super-heróis. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos. v.05, p.06 - 13, 2016d. <http://www2.eca.usp.br/nonaarte/ojs/index.php/nonaarte/article/view/198>
____Quem é o culpado? o que os seriados policiais televisivos nos ensinam. Culturas Midiáticas. v.09, p.15 - 24, 2016e. <http://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/32100> último acesso em 16/07/2019.
____ Lugar comum: estudos narrativos transmídia III. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2017a, v.1. p.106. <https://www.academia.edu/31345404/lugar-comum-marcelo-bolshaw.pdf> último acesso em 16/07/2019.
____A Narrativa midiática - Mediações dos Acontecimentos. TRÍADE: Comunicação, Cultura e Mídia. v.5, p.330 - 246, 2017. <http://periodicos.uniso.br/ojs3/index.php/triade/article/view/3032> último acesso em 16/07/2019.
____Anjos e Demônios Modernos. Imaginário! v.1, p.35, 2017. < https://www.academia.edu/29700593/ANJOS_E_DEM%C3%94NIOS_MODERNOS > último acesso em 16/07/2019.
____Quem é a vítima? Culturas Midiáticas, v.10, p.53 - 70, 2017. <https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/37667> último acesso em 16/07/2019.
____Trinity: o triângulo arquetípico da DC. Imaginário! v.01, p.49 - 79, 2017. < https://www.academia.edu/31917943/Trinity > último acesso em 16/07/2019.
____Devaneio da Imaginação Simbólica. Natal: Editora Universitária da UFRN, 2017, v.1. p.120.<https://www.academia.edu/35369182/Devaneios_da_Imagina%C3%A7%C3%A3o_Simb%C3%B3lica > último acesso em 16/07/2019.
____A razão inversa: reflexões sobre a própria imagem - visibilidade tansmidiática e subjetividade In: Mídias: sociabilidades, práticas e significações. Natal: Editora Universitária da UFRN, 2017, v.01, p. 256-270. <https://www.academia.edu/7505621/Visibilidade_e_Subjetividade > último acesso em 16/07/2019.
GOMES, Marcelo Bolshaw; LIMA, Kassandra Merielli Lopes. A construção de um modelo aberto de narrativa biográfica para estudantes de Jornalismo: os caminhos da pesquisa intervenção em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo - v. 07 série 21 pág. 317-333; 2017. <http://www.abejor.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/viewFile/500/322> último acesso em 16/07/2019.
____Quem é a vítima? ESTÉTICA. , v.01, p.1 - 21, 2018. <http://paineira.usp.br/estetica/index.php/2-uncategorised/8-n15-jul-dez-2017> último acesso em 16/07/2019.
____ Once upon a time: protagonismo coletivo transdimensional. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal. , v.14, p.69 - 79, 2018. <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/rticle/view/42896> último acesso em 16/07/2019.
____ Battlestar Galactica O mais complexo universo narrativo da ficção científica televisiva. Imaginário!., v.01, p.06 - 22, 2018. <https://marcadefantasia.com/revistas/imaginario/imaginario11-20/imaginario14/imaginario14-online.html> último acesso em 16/07/2019.
____ MetaNarrativas - Transgressões interdisciplinares. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2018, v.01. p.145. <https://www.academia.edu/35903767/MetaNarrativas> último acesso em 16/07/2019.
____ Máscaras - estudos narrativos de arte sequencial. Leopoldina: ASPAS, 2019. <https://www.academia.edu/39445125/M%C3%A1scaras_-_Estudos_de_Arte_Sequencial> último acesso em 16/07/2019.
___ GOMES, Marcelo Bolshaw; CALADO, Alisson. Da teoria à prática: relato discente sobre a prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo. , v.08, série 22 p.263 - 277, 2018. <http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/viewFile/516/335 > último acesso em 16/07/2019.
___ GOMES, Marcelo Bolshaw; UM ESPELHO SEM REFLEXO? Natal e sua (suposta falta de) Identidade Cultural. REVISTA FESTIM - EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS. , v.4, p.33 - 48, 2019a. <https://drive.google.com/file/d/1eS79LcUeQaam99Cnr1rOa9W7MFvLoBxN/view> último acesso em 16/07/2019.
____ROBIN HOOD: O Arquétipo do Bom Ladrão. REVISTA FESTIM - EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS. , v.4, p.60 - 66, 2019b. <https://drive.google.com/file/d/1eS79LcUeQaam99Cnr1rOa9W7MFvLoBxN/view> último acesso em 16/07/2019.
____O sistema narrativo da TV: metodologia para leitura de tele séries. ESTÉTICA., v.1, p.45 - 56, 2019c. <http://paineira.usp.br/estetica/Artigos/Jul_Dez_2019/Artivo04_Jul-Dez-2019> último acesso em 16/07/2019.
____Imagem, palavra e música: mimese e diegesis nas narrativas audiovisuais. ESTÉTICA. ,v.01, p.55 - 67, 2019d. <http://paineira.usp.br/estetica/Artigos/Jan_Jun_2019/Artigo05_Jan-Jun-2019> último acesso em 16/07/2019.
____Arqueologia dos supervilões: como o ‘mal’ é representado nas histórias em quadrinhos. Imaginário!. v.01, p.29 - 57, 2019e. <https://marcadefantasia.com/revistas/imaginario/imaginario11-20/imaginario16/2-marcelo.pdf> último acesso em 16/07/2019.
____ Anjos e Demônios modernos. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos., v.07, p.19 - 35, 2019f. <http://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/157068> último acesso em 16/07/2019.
____De volta aos universos de ficção científica Star Wars e Doctor Who. Imaginário!. v.01, p.67 - 89, 2019g.
_GOMES, M. B.; ARAUJO, E. G. A INFÂNCIA MIDIATIZADA: CONSUMO E VIVÊNCIAS INFANTIS NA ERA DA MIDIATIZAÇÃO In Caderno de Resumos do: II SEMINÁRIO GERAL PROCAD USP/UFRN/UFMS COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÕES: NOVAS PERSPECTIVAS, 2019, Natal.
GOMES, M. B..; ARAUJO, E. G.; A infância midiatizada: uma revisão de percursos teóricos acerca da relação entre a cultura midiática e o engendramento de vivências infantis In: XII Encontro Nacional de História da Mídia - Alcar, 2019, Natal.
GOMES, MARCELO BOLSHAW. Porque não sou marxista. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v.16, p.49 - 61, 2020a. <https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/51011 > último acesso em 10/07/2020.
___ GOMES, MARCELO BOLSHAW. A INTERAÇÕES MEDIADAS PELA TECNOLOGIA Notas para uma Semiótica do Aprendizado. eikon jornal sobre semiótica e cultura. , v.1, p.54 - 61, 2020b.. < http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/eikon/article/view/815 >
___ GOMES, MARCELO BOLSHAW. Proposições - textos escolhidos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2020c, v.1. p.176. <https://www.academia.edu/44024309/Proposicoes >