ROBERTO ALVIM E REGINA DUARTE
Reza a lenda que um homem encontrava-se cansado das brigas e discussões em sua casa. A esposa não aguentava mais a rotina doméstica, seus filhos exigiam mais atenção e dinheiro; e até seus vizinhos reclamavam do seu descaso com a casa e com o bairro.
O homem, então, decidiu confessar-se com o padre, que o aconselhou: "Você não tem culpa de nada. Está dando o melhor de si. Os outros é que não reconhecem seus esforços e se escondem de seus deveres através de críticas e reclamações".
- Então, o que faço - perguntou o homem.
- Compre um bode grande e fedorento no mercado. E o coloque amarrado na mesa da sala durante uma semana - sugeriu o padre.
- E depois?
- Depois, tire o bode e limpe tudo. Sua esposa e filhos vão ficar tão agradecidos que não vão se lembrar mais das queixas que faziam.
Essa anedota ensina uma tática muito comum na negociação de conflitos em que alguém reclama de um problema que você não tem como resolver. Então você arruma um problema maior (o bode) fazendo com que todos se esqueçam do problema original.
Um bom exemplo dessa tática foi a indicação de um nazista para o ministério da cultura. Depois dele, ficou mais fácil aceitar a atriz Regina Duarte.